História

historia

Centro Cultural China-Brasil Yuan Aiping

O Centro Cultural China-Brasil – Yuan Aiping foi fundado pela professora Yuan Aiping em fevereiro de 2004 e situa-se no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural China-Brasil – Yuan Aiping foi criado com o objetivo de difundir as culturas brasileira e chinesa, acelerar o intercâmbio cultural e tecnológico, bem como incentivar o relacionamento comercial entre os dois paises.

Devido a importância da China no mercado internacional, o número de profissionais interessados em aprender mandarim e conhecer um pouco mais sobre os hábitos e cultura deste povo diferente tem crescido bastante. O Centro Cultural China-Brasil – Yuan Aiping surgiu para atender esta crescente demanda.

“Nosso objetivo também será ultrapassar as barreiras do preconceito e mau-entendimento que tem sido freqüentes quando essas culturas estão em contato, devido a grande distância que as separa, na historia e na geografia física.” Diz a fundadora do curso.

Iniciativas concretas para o aumento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China

1. Criação de cursos de chinês para brasileiros, além de abertura de curso de português para chineses
2. Progredir na escrita e publicação de livros didáticos nas línguas chinesa e portuguesa
3. Colaborar com outras empresas do Brasil ou China em eventos relacionados a cultura, historia e economia dos dois paises
4. Traduzir, produzir e publicar livros que apresentem a história, a cultura e costumes locais de ambos os paises, desta forma satisfazer a necessidade existente no mercado por essas obras
5. Oferecer serviços de tradução e intérprete, de chinês, inglês e português
6. Oferecer serviço de intercâmbio de estudantes, China-Brasil com instituições de ensino chinesas, auxiliar o envio de alunos de intercâmbio a partir do Brasil. Da mesma forma, trazer alunos chineses para estudar no Brasil. Nosso Centro Cultural prestará serviço de preparo a língua portuguesa aos alunos interessados em estudar no nível superior brasileiro, prestando o mesmo serviço aos brasileiros interessados em estudar na China.

Sobre a Professora Yuan Aiping

foto-_yuan A Professora Yuan Aiping, nascida na República Popular da China, é formada pelo Departamento de Língua Estrangeira, em língua e literatura inglesa, na Hebei Normal University e lecionou inglês na China por 12 anos.

Chegou ao Rio de Janeiro no ano de 1998 e ingressou no curso de português para estrangeiros da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, completando posteriormente seus estudos na UERJ -Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em 2001, adquiriu o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, certificado reconhecido internacionalmente, emitido pelo MEC em conjunto com a Secretaria Educação e o Ministério das Relações Exteriores. Foi professora de chinês na UniverCidade no Rio de Janeiro.
Autora dos livros Chinês para Brasileiros Vol.1, Vol.2 e Vol.3, Português para Chineses Vol.1, Eu Vou Para a China Vol.1 e Vol.2. Lançou também através da Editora Campus os livros Como Dizer Tudo em Chinês, Como Dizer Tudo em Chinês nos Negócios e Como Dizer tudo em Chinês nas Viagens, além do curso em DVD Chinês com a Profª Yuan Aiping em parceria com a empresa Telepost.

Fundou o Centro Cultural China-Brasil Yuan Aiping em fevereiro de 2004, no Rio de Janeiro e em pouco mais de quatro anos já é o maior curso de chinês do estado e um dos maiores do Brasil. O Centro Cultural China-Brasil – Yuan Aiping possui 06 unidades, sendo 04 na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros do Centro, Copacabana, Barra, e duas na China, em Pequim> e Xangai, onde é realizado o intercâmbio com brasileiros e chineses aprendem o idioma português.

Tem participado ativamente de atividades de intercâmbio cultural entre Brasil e China. Também é intérprete e tradutora para os idiomas: chinês, português e inglês, tendo prestado serviços de tradução e intérprete para grandes empresas: como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Eletrobras, Varig, White Martins, Justiça Federal, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *