10 motivos para você começar estudar mandarim agora
Recebemos um e-mail de uma jornalista do Jornal Extra, do Rio de Janeiro – por questões de privacidade, não revelaremos o nome dela – segue abaixo um trecho do e-mail:
“Olá. Sou repórter do Jornal Extra e estou fazendo uma matéria sobre idiomas mais pedidos por empresas em seus recrutamentos e o Chinês está entre eles. Gostaria então de dar um serviço para o leitor de como estudar o idioma .”
Como boa profissional, ela se preocupou em fazer uma pesquisa para entender a necessidade dos seus leitores e entre os idiomas mais pedidos por empresas de recrutamento, estava o Mandarim, isso revela a importância de começar a estudar chinês o quanto antes.
Depois de ler o e-mail eu resolvi escrever esse post para apresentar 10 motivos para você começar estudar mandarim agora. Vamos lá?
- POTÊNCIA MUNDIAL – A China é uma potência mundial e entender a língua e a cultura são fundamentais para estabelecer um relacionamento com os chineses.
- GLOBALIZAÇÃO – O mandarim é o idioma mais falado do mundo e uma das 5 línguas oficiais da ONU.
- MERCADO CHINÊS – Em 2013 a China foi a maior compradora e vendedora de produtos para o Brasil. Assim surgiram muitas oportunidades de empresas brasileiras, abrirem escritórios na Ásia, oferecendo posições no mercado de trabalho para quem domina o Mandarim e deseja se mudar para a China.
- DE OLHO NO MERCADO BRASILEIRO – Do aumento do intercâmbio comercial entre os dois países, surge a necessidade de profissionais que atendam à demanda de chineses no Brasil, isso nos mais variados setores e serviços. Como a maioria dos chineses não fala inglês eles preferem fechar negócios na língua materna e isso favorece os brasileiros que sabem mandarim mas não querem se mudar para a China.
- VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – Segundo empresários e agências de recrutamento, saber Mandarim pode valorizar o currículo e aumentar os ganhos. Eles afirmam que o salário base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale Chinês.
- INCENTIVO DO GOVERNO – A China é um dos parceiros do programa Ciências sem Fronteiras. O país já demonstrou interesse em aumentar o intercâmbio educacional oferecendo oportunidades de bolsas para brasileiros.
- DIFERENCIAL – Que o inglês é essencial, ninguém discute. No entanto, muitos aprendizes de Mandarim estão em busca de um diferencial. Entre os americanos, o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, depois do espanhol.
- CULTURA – Aprender Mandarim pode ser um incentivo para quem admira a cultura milenar da China e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre ela. A dedicação ao idioma ajuda a contextualizar tradições e peculiaridades dos chineses.
- OPORTUNIDADE – Para aproveitar as infinitas oportunidades que vão surgir da relação Brasil x China, você precisa estar preparado e conhecer pelo menos o básico do idioma é fundamental.
- SATISFAÇÃO – Imagine-se lendo um texto em ideograma chinês, ou mesmo redigindo mensagens em mandarim para seus clientes ou amigos chineses, isso causa um sentimento de satisfação em dominar um conhecimento que a maioria das pessoas não tem e admiram quem teve a coragem de se dedicar a aprender.
Não perca mais tempo. Venha nos conhecer e começar a estudar esse idioma milenar e tão interessante.